A NetBr, em parceria com a BalaBit, realizou nos dias 03 e 05 deste mês, um Seminário sobre Controle de Acesso ao Data Center.
O evento, que aconteceu em São Paulo e Brasília, abordou como a crescente relevância do controle ao acesso é oriunda de vários aspectos, como ataques cibernéticos, a rotatividade de funcionários, novos modelos de negócios e gestão, virtualização e automação, bem como a propagação e popularização do uso de clouds privadas, públicas e híbridas.
O Controle de Acesso ao Data Center
Contar com os sistemas mais modernos e seguros de TI, mas manter um data center sem controle de acesso é uma medida de segurança incoerente. Com a constante evolução da tecnologia e a propagação do uso das nuvens, a segurança do acesso ao data center tem sido desafiada frequentemente.
Os grandes provedores permitem que seus clientes possam visitar seus servidores quando o desejarem, o que aumenta expressivamente os riscos e o grau de dificuldade em garantir que as informações neles contidas estejam sempre protegidas adequadamente.
Sendo assim, o controle de acesso ao data center deve garantir que os dados estejam protegidos de invasões, danos, roubos ou quaisquer outros tipos de adulterações.
Vale lembrar que a garantia de segurança no controle de acesso ao data center é uma das exigências mínimas para que as empresas possam obter suas certificações digitais, segundo determinação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
Portanto, todo cuidado é pouco.
O melhor caminho para garantir o controle de acesso ao data center
Atualmente, as técnicas de controle de acesso ao data center, as quais também vêm sido desenvolvidas de forma crescente, abordam desde a criação de bastion hosts, controle e delegação de perfil de acesso, até a unificação de usuários sob um único diretório.
No entanto, durante o seminário, foi discutido se tais técnicas são, na realidade, as mais apropriadas e a existência de modelos mais modernos, inteligentes, completos e transparentes capazes de potencializar o controle e garantir maior segurança.
Foram apresentadas, também, maneiras mais eficazes que aliam a operação transparente e segurança de acesso ao data center.
O evento contou com a presença de 170 pessoas.