Netbr apresenta Modelo Robotizado para Governança de Identidade e Acesso no Gartner

Picture of Andre Facciolli
Andre Facciolli

A Netbr – especializada em segurança de acesso a dados e recursos em ambientes de TI – está apresentando ao mercado uma nova articulação de tecnologias para automatizar a gestão da identidade e a contenção de privilégios de acesso em ambiente corporativo. O novo modelo modelo robotizado para governança de identidade e acesso emprega o conceito de RPA (Robotic Process Automation), propondo a disseminação de robôs em todas as camadas de governança e administração de acessos (IGA), bem como nas tarefas privilegiadas (Privileged Task Automation).

“A grande diferença do RPA, em comparação com a automação comum, é que o robô consegue interagir perfeitamente bem com todo e qualquer aplicativo que disponha de um fluxo de entrada e uma interface de acesso. E não importa se tal interface seja a de um mainframe, um navegador web, ou uma Interface de operação. O robô atuará exatamente como agiria um operador humano”, explica André Facciolli, CEO da Netbr.

Com isto, a nova camada robótica fica apta a responder com precisão por tarefas típicas da governança, como autenticação rápida de usuários, troca de senhas, criação e remoção de usuários e a execução de todo o ciclo do processo de JML (Joint, Move and Leave) que compõem o menu das tarefas de governança.

“Dessa forma , as empresas não precisarão mais gastar tempo e esforço com linhas de código específicas para automatizar a integração de aplicações, uma vez que o robô se adapta de forma natural às aplicações pré-existentes”, completa Facciolli.

Robôs Para Governar Robôs

“A combinação RPA sobre IGA foi recentemente apontada pelo Gartner como uma resposta que irá impactar fortemente os modelos de governança de acesso. Junto com nossos parceiros, estamos saindo do terreno especulativo e apresentando uma solução já pronta para as provas de conceito”, afirma o CEO.

“Depois de robotizar a governança, queremos partir para o ‘IGA sobre RPA’, um modelo em que uma estrutura de mapeamento de funções por inteligência artificial e todo o trabalho de governança dos bots passarão a ser controlados por uma camada robótica ainda mais sofisticada e estratégica, com controle”, conclui Facciolli.

Especialistas Globais no Simpósio do Gartner e Netbr Labs

A solução de IGA e PAM com RPA será mostrada pela primeira vez no Brasil no Espaço Netbr Learning Lab, que será instalado no pavilhão do Gartner Symposium/ITxpo (dias 23 a 26 de outubro em São Paulo).

Para a apresentação a Netbr contará com apoio de especialistas internacionais Javier Almaraz, da SailPoint; e Viktor Varga, da Balabit, e Roel Hoeks especialista mundial em RPA que farão apresentações no Netbr Learning Lab sobre as novas tendências globais em Privileged Access Management (PAM), Identity Governance and Administration (IGA) e Robotic Process Automation (RPA).

E então, quer bater um papo e compartilhar nossos casos de uso?